terça-feira, 28 de abril de 2009

10 dicas para emagrecer naturalmente

Dando continuidade ao tema "entendendo o emagrecimento", vamos encerrar dando 10 dicas importantes para conseguir emagrecer de uma forma estruturada, sem violências e sem sofrimento.

Antes de tudo, é preciso que você esteja querendo emagrecer, pois a grande maioria das pessoas que começam um "regime ", desanima na "primeira curva". Na maioria das vezes um acompanhamento psicoterápico se faz necessário e a família tem papel importante no processo, pois a vida em comum poderá sofrer algumas mudanças.

1- Explique aos seus familiares como eles podem ajudá-la a atingir seus objetivos. Mudar a maneira que as refeições são feitas, mudar os hábitos alimentares de sua casa, entre outros, são tarefas difíceis de serem atingidas se não houver o apoio total da família. Explique aos seus familiares que seus objetivos só podem ser alcançados com mudanças na sua vida e que eles, por fazerem parte da sua vida, também terão que experimentar estas mudanças. No final, eles também sairão beneficiados.

2- Não fique longos períodos sem se alimentar. Quanto mais tempo você ficar sem se alimentar, mais fome você terá no horário das refeições. Procure fazer pelo menos 5 refeições ao dia (2 principais e 3 lanches), com o cuidado de dividir as calorias e a composição dos alimentos pelas refeições.

3-
Faça uma lista antes de sair de casa e só compre o que estiver relacionado. O planejamento das compras é essencial para se evitar o desperdício. Se a quantidade de alimentos (principalmente os doces, biscoitos e supérfluos) for previamente calculada em casa, dificilmente você sentirá a necessidade de comprar grandes quantidades de produtos pelo simples fato de tê-los em casa "para a hora que der vontade".

4- Procure ingerir carboidratos em todas as refeições, evitando o açúcar. A ingestão de carboidratos em todas as refeições é importante, pois estes são os principais responsáveis pela sensação de saciedade e também na manutenção dos músculos. As dietas com baixos índices de carboidratos predispõem a alterações no humor e o desenvolvimento de episódios de compulsão alimentar, além de deixar o indivíduo cheio de "pelancas". Se possível, troque o açúcar por adoçantes para diminuir o valor calórico dos alimentos

5- Aumente a quantidade de fibras na sua alimentação, ingerindo bastante verdura.
As verduras são alimentos de baixo valor calórico e podem ser consumidas sem muita restrição. Além disso, melhoram o ritmo intestinal, diminuindo o risco de constipação e câncer, além de ajudar a manter baixos os níveis de colesterol e triglicérides.

6-
Lembre-se sempre de que o objetivo principal do tratamento é a mudança de hábitos de vida. Os antigos hábitos contribuíram para fazê-lo engordar.

7- A obtenção do peso saudável não deve ser obtida através de dietas e planos milagrosos. É necessário um conjunto de modificações no estilo de vida para que as mudanças alimentares sejam sentidas. Procure sempre descobrir o que você estava fazendo de errado para evitar que as mesmas falhas ocorram de novo. As mudanças devem ser graduais para poderem ser mantidas indefinidamente. A orientação de um profissional é essencial para melhorar os resultados.

8- O tratamento da obesidade não é um tratamento que possa ser resolvido em semanas ou meses. É um tratamento longo, que requer grande força de vontade e paciência. Todos nós às vezes tropeçamos; o importante é nos reerguemos e continuarmos em frente. Não será uma simples falha que fará com que todo o tratamento seja perdido e que você precisará continuar obeso para sempre.

9-
Sempre que puder, evite algumas das facilidades que o mundo moderno nos oferece. Alguns macetes ajudam: Ande mais a pé e deixe o carro na garagem, evitar o uso excessivo de controles remoto, usar mais as escadas, ao invés de elevadores e escadas rolantes.

10-
Procure entender de forma racional este processo que você está envolvido. Pense nisso: Quase todas as pessoas vão tentar fazer você desistir, insistindo para que você coma muito. O mundo é assim, quase ninguém quer ver você bem, e se não tiver amor próprio, certamente vai embarcar na conversa dos outros. Seja persistente e siga em frente, porque o mundo é daqueles que acreditam nos seus objetivos.

0 comentários: