terça-feira, 28 de abril de 2009

Dicas para perder peso de forma natural

A obesidade é a acumulação excessiva de gordura no organismo. Teoricamente, sempre que houver uma ingestão de calorias maior do que o gasto energético, haverá acumulção de calorias sobre a forma de gordura.
A obesidade é uma causa determinante de doenças graves como a diabetes. Também são frequentes os problemas respiratórios, devido à pressão que a gordura exerce não só sobre a cavidade abdominal como sobre a caixa torácica, dificultando a respiração. Os ossos e os músculos, principalmente os das costas, também são afectados pelo esforço adicional exigido para suportar o excesso de peso.
Além disso, a obesidade influencia o funcionamento do sistema cardiovascular. Elevados níveis de gordura no sangue depositam-se nas artérias, dificultando a irrigação sanguínea, e tornam os vasos rígidos, o que eleva a pressão arterial. A obesidade também causa intenso desgaste do coração, que trabalha mais do que o normal para impulsionar o sangue através de vasos sanguíneos cada vez mais estreitos e rígidos. Outra complicação são as infecções cutâneas produzidas pelo suor e o atrito das dobras da pele.
Perder peso é, assim, para muitos algo necessário. Antes de o fazer, consulte o seu médico ou nutricionista.

Dietas

Existem inúmeras dietas. Aqui estão algumas:

Dieta do Sangue - Dependo do grupo sanguíneo da pessoa, delimita os alimentos a evitar e a consumir.
Dieta South Beach - Não elimina, mas sim estimula o consumo de hidratos de carbono e gorduras boas.
Dieta da Zona - O criador, D. Barry Sears, advoga que a ingestão de calorias deve obedecer a uma fórmula: 40% de hidratos de carbono, 30% de proteínas, e 30% de gorduras.

Dieta do Dr. Atkins - A mais conhecida e polémica dieta. Ao contrário de todas as outras, incentiva o consumo de gorduras, eliminando os hidratos de carbono.
Dieta da Restrição Calórica para Longevidade - Também conhecida como a a dieta da Longevidade, afirma que quanto menos calorias uma pessoa consumir, mais tempo ela irá viver. Existem limites a respeitar e devem ser ingeridos quantidades necessárias de nutrientes. Ainda assim, é bastante perigosa se seguida sem orientação médica.
A orientação médica é necessária para realizar qualquer uma destas dietas. Consulte o seu médico ou nutricionistas antes de começar. Os bons resultados dependem disso, além de que se o fizer sem aconselhamente pode estar a por em risco a sua vida.

Exercício físico

Para perder peso o mais indicado é realizar exercícios aeróbicos, que se caracterizam por ser exercício longos no tempo, e com uma intensidade baixa. Exemplo disso é a caminhada, andar de bicicleta, remar ou correr.

Emagrecer consegue-se através da queima da gordura acumulada. Além disso, o exercício beneficiam a saúde em geral, diminuindo o stress e melhorando o humor. Claro que para beneficiar é preciso esperar, no mínimo, um mês de exercícios constantes. Os resultados não aparecem logo, mas vai ver que compensa.
Se sente algumas dificuldades em iniciar, comece devagar. Ande durante meia hora em três dias, passe para quatro e depois cinco. Entrentanto, vá aumentado também a duração do passeio.
No dia-a-dia pode também realizar pequenos exercício que só ajudam. Experimente utilizar as escadas em vez do elevador, ou andar a pé em curtos percursos que antes fazia de carro.
Antes de realizar qualquer tipo de exercício de forma regular, consulte um médico para ele verificar qual o seu estado geral. Assim, ele poder-lhe-á indicar a melhor forma de começa a exercitar.

Perigos

Um dos perigos na perca de peso é a ingestão de medicamentos que prometem a perda dos quilos a mais quase sem esforço nenhum. Isso não existe, e é preciso duvidar sempre de quem promete resultados fantásticos com pouco esforço. A ingestão desses medicamentos pode até levar a complicações na saúde, por isso tenha cuidado.

Outros dos grandes perigos é a obsessão que a perda de peso pode ter na vida de uma pessoa, levando ao aparecimento de anorexias nervosas. Afecta principalmente melhores jovens e pode levar ao desenvolvimento de diversas maleitas: cáries, depressões, obstipação, bulimia, ausência de líbido, danos intestinais e tendências suicidas. Em último grau, pode mesmo levar à morte.
Consulte sempre o seu médico ou nutricionista antes de iniciar um qualquer plano de perda de peso.

0 comentários: